top of page

6. Quem é o Espírito Santo?

O Espírito Santo, a terceira pessoa da Divina Trindade, quer nos levar à fé em Deus e, então, estar sempre conosco em todas as circunstâncias.

Recursos "6. Quem é o Espírito Santo?"

Guia de Estudos Online

6. Quem é o Espírito Santo?

6.1 Quem é o Espírito Santo? 

 

O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Trindade, um só Deus com o Pai e o Filho. Na Bíblia ele é chamado de Deus: 

 

Aqui a palavra “Senhor” quer dizer o Espírito. E onde o Espírito do Senhor está presente, aí existe liberdade. (2Coríntios 3.17)

 

Ele não é simplesmente o poder impessoal de Deus ou a energia de Deus. Ele é verdadeiro Deus, um ser pessoal. Jesus descreve o Espírito Santo como o Auxiliador, o Consolador e o Conselheiro. É ele quem nos capacita a vivermos uma vida que agrada a Deus. Ele nos traz todos os dons de Jesus para nos equipar e assim realizarmos o nosso verdadeiro propósito enquanto vivemos na terra.

6.2 Há quanto tempo o Espírito Santo existe?  

 

Ele é o verdadeiro e eterno Deus e estava presente na criação do mundo.

 

A terra era um vazio, sem nenhum ser vivente, e estava coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito de Deus se movia por cima da água. (Gênesis 1.2)

 

Ele também estava ativo nas vidas dos seguidores de Deus desde o começo. Até Josué, uma das primeiras figuras do Antigo Testamento, foi descrito como alguém em quem estava o Espírito Santo. 

 

O Senhor disse a Moisés: — Chame Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e imponha as mãos sobre ele. (Números 27.18)

6.3 O que o Espírito Santo faz? 

 

Deus Pai e Jesus enviaram o Espírito Santo para espalhar, de várias maneiras, a mensagem da salvação por meio de Jesus Cristo. 

 

1. Ele inspirou cada um dos escritores da Bíblia, dando a eles cada palavra que foi escrita. A Bíblia não é uma invenção humana. Ela é um produto do Espírito Santo! 

 

Pois nenhuma mensagem profética veio da vontade humana, mas as pessoas eram guiadas pelo Espírito Santo quando anunciavam a mensagem que vinha de Deus. (2Pedro 1.21)

2. Ele estava presente em pontos fundamentais da obra do Filho, Jesus Cristo. Ele levou a virgem Maria a engravidar do Filho de Deus. O Espírito Santo é um poderoso obreiro de milagres que são fundamentais no plano de salvação de Deus.

 

O nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, a sua mãe, ia casar com José. Mas antes do casamento ela ficou grávida pelo Espírito Santo. (Mateus 1.18)

 

O Espírito Santo confirmou Jesus como o verdadeiro Filho de Deus. 

 

E o Espírito Santo desceu na forma de uma pomba sobre ele. E do céu veio uma voz, que disse: — Tu és o meu Filho querido e me dás muita alegria. (Lucas 3.22)

 

Jesus foi chamado de Cristo porque ele foi ungido com o Espírito Santo. 

 

Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do rio Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto. (Lucas 4.1)

 

O Espírito de Deus habitou em Jesus, dando a ele forças para cumprir a sua missão de salvação.

 

Sabem também como Deus derramou o Espírito Santo sobre Jesus de Nazaré e lhe deu poder. Jesus andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os que eram dominados pelo Diabo, porque Deus estava com ele. (Atos 10.38)

 

 

3. O Espírito Santo nos ensina a mensagem de Jesus e, por meio dessa mensagem, nos leva a ter fé nele. 

 

(Jesus disse:) Quando chegar o Auxiliador, o Espírito da verdade, que vem do Pai, ele falará a respeito de mim. E sou eu quem enviará esse Auxiliador a vocês da parte do Pai. (João 15.26)

Para pensar

  • Quando pensamos sobre a nossa salvação dos pecados, frequentemente focamos na obra de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Por que é importante lembrar o quão envolvido o Espírito Santo estava em todas as coisas que Jesus fez?

  • Muitas pessoas tentam levantar dúvidas sobre a autoridade da Bíblia. Por que é importante lembrar que o Espírito Santo falou cada palavra da Escritura por meio de seus vários autores?

Aprofundando

6.4 Como o Espírito Santo dá à luz a igreja Cristã? 

 

(1) O Espírito Santo deu início à igreja no dia de Pentecostes. Os discípulos de Jesus estavam cheios do Espírito Santo e receberam o dom de falar em várias línguas. 

Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, de acordo com o poder que o Espírito dava a cada pessoa. (Atos 2.4)

 

Os ouvintes, que eram de diferentes países, entenderam a Boa Nova da salvação em Jesus, confessando a sua fé nele, e foram batizados. Milhares foram trazidos para a fé naquele dia, começando a era da igreja do Novo Testamento. 

 

(2) Depois de reunir a Igreja Cristã, o Espírito Santo nutriu a comunidade do povo de Deus, e assim a missão de Deus de salvar todas as pessoas continua sendo cumprida. 

 

Em toda a região da Judeia, Galileia e Samaria, a Igreja estava em paz. Ela ficava cada vez mais forte, crescia em número de pessoas com a ajuda do Espírito Santo e mostrava grande respeito pelo Senhor Jesus. (Atos 9.31)

 

(3) Para cumprir essa missão, o Espírito Santo criou o ofício pastoral. O plano de Deus para a Igreja inclui servos que o representam, que servem ao seu povo, que proclamam a sua Palavra e equipam os crentes para testemunhar e servir. O Espírito Santo separou homens para servirem como ministros do Evangelho.

 

Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho que o Espírito Santo entregou aos seus cuidados, como pastores da Igreja de Deus, que ele comprou por meio do sangue do seu próprio Filho. (Atos 20.28)

Para pensar

  • É fácil ver a Igreja como uma organização humana, cheia de hipócritas e pecadores. Por que é importante lembrarmos que o Espírito Santo está agindo na Igreja?

Aprofundando

  • “Igreja” (vídeo do programa CPT)

  • “Em que cremos” apresenta a natureza confessional da Igreja Evangélica Luterana do Brasil.

  • “On the Church” é um pequeno texto em inglês retirado de A Brief Statement on the Doctrinal Position of the Missouri Synod (igreja irmã dos EUA).

 

6.5 Qual é o papel que o Espírito Santo tem nas vidas dos que creem em Jesus? 

 

O Espírito Santo nos faz crer em Jesus Cristo. Nós não temos a capacidade de ter a fé em Jesus por nós mesmos, mas o Espírito Santo cria a fé em nós e nos permite confessar o nome de Jesus.

 

Por isso precisam compreender que ninguém que diz “Que Jesus seja maldito!” pode estar falando pelo poder do Espírito de Deus. E que ninguém pode dizer “Jesus é Senhor”, a não ser que seja guiado pelo Espírito Santo. (1Coríntios 12.3)

O Espírito Santo é a presença sobrenatural de Deus, fazendo o que ele quer, onde ele quer, e nos dando nova vida nele - um presente que somente ele pode nos dar. 

 

  Jesus disse:

— Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana; quem nasce do Espírito é um ser de natureza espiritual. Por isso não fique admirado porque eu disse que todos vocês precisam nascer de novo. O vento sopra onde quer, e ouve-se o barulho que ele faz, mas não se sabe de onde ele vem, nem para onde vai. A mesma coisa acontece com todos os que nascem do Espírito. (João 3.5-8)

 

O Espírito Santo dá a você a certeza da sua salvação em Jesus Cristo. Essa certeza vem por meio das promessas da Bíblia e por meio do trabalho tangível do Espírito Santo no batismo e na Santa Ceia. 

 

A mesma coisa aconteceu também com vocês. Quando ouviram a verdadeira mensagem, a boa notícia que trouxe para vocês a salvação, vocês creram em Cristo. E Deus pôs em vocês a sua marca de proprietário quando lhes deu o Espírito Santo, que ele havia prometido. 

(Efésios 1.13)

 

O Espírito Santo muda corações e vidas. Jesus ensinou claramente que o Espírito Santo, chamado de “Auxiliador”, “Conselheiro” e “Consolador”, seria aquele que nos convence do pecado e que nos direciona para uma nova vida em Jesus. 

 

Porém agora eu vou para junto daquele que me enviou. E nenhum de vocês me pergunta: “Aonde é que o senhor vai?” Mas, porque eu disse isso, o coração de vocês ficou cheio de tristeza. Eu falo a verdade quando digo que é melhor para vocês que eu vá. Pois, se não for, o Auxiliador não virá; mas, se eu for, eu o enviarei a vocês. Quando o Auxiliador vier, ele convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma ideia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e também do julgamento de Deus. As pessoas do mundo estão erradas a respeito do pecado porque não creem em mim; estão erradas a respeito do que é direito e justo porque eu vou para o Pai, e vocês não vão me ver mais. E também estão erradas a respeito do julgamento porque aquele que manda neste mundo já está julgado. (João 16.5-11)

6.6 Como você sabe que o Espírito Santo está em você? 

 

Deus promete que o Espírito Santo vive em você porque Jesus comprou e conquistou você quando ele, morrendo na cruz, pagou o preço do pecado. 

 

Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele. (1Coríntios 6.19-20)

 

Deus promete que o Espírito Santo limpa a sua vida dos pecados. E é isso o que chamamos de santificação. O Espírito Santo, agindo por meio da Palavra, do batismo e do presente da Santa Ceia nos capacita a vivermos uma vida que agrada a Deus, seguindo os seus caminhos. 

 

Alguns de vocês eram assim. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus. (1Coríntios 6.11)

Deus promete que o Espírito Santo, no batismo, traz perdão a você. Deus age através de água simples, abençoando você com o perdão e a nova vida. 

 

Pedro respondeu:

— Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para que os seus pecados sejam perdoados, e vocês receberão de Deus o Espírito Santo. Pois essa promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, isto é, para todos aqueles que o Senhor, nosso Deus, chamar. (Atos 2.38-39)

 

Pois antigamente nós mesmos não tínhamos juízo e éramos rebeldes e maus. Éramos escravos das paixões e dos prazeres de todo tipo e passávamos a nossa vida no meio da malícia e da inveja. Os outros tinham ódio de nós, e nós tínhamos ódio deles. Porém, quando Deus, o nosso Salvador, mostrou a sua bondade e o seu amor por todos, ele nos salvou porque teve compaixão de nós, e não porque nós tivéssemos feito alguma coisa boa. Ele nos salvou por meio do Espírito Santo, que nos lavou, fazendo com que nascêssemos de novo e dando-nos uma nova vida. Deus derramou com generosidade o seu Espírito Santo sobre nós, por meio de Jesus Cristo, o nosso Salvador. E fez isso para que, pela sua graça, nós sejamos aceitos por Deus e recebamos a vida eterna que esperamos. (Tito 3.3-7)

Para pensar

  • Em que situações da vida nós nos sentimos como se Deus estivesse bem distante?

  • Por que é reconfortante saber que o Espírito Santo age por meio de coisas que podemos ouvir (a Bíblia), ver, tocar e provar (água do batismo, pão e vinho da Santa Ceia) para confirmar a sua presença e o perdão dos nossos pecados?   

6.7. Como o Espírito Santo nos ajuda a viver a nossa vida como cristãos?  

Se você se pergunta sobre o propósito da sua vida, saiba que o Espírito Santo dá dons e mostra o porquê de você ser importante para Deus aqui na terra e na eternidade. Os vários dons espirituais dados por Deus trabalham juntos para servir e construir a Igreja. Cada pessoa na família de Deus recebe dons espirituais. Esses dons são destinados ao serviço humilde. Cada pessoa, como um filho de Deus que é único, tem um importante papel na obra de Deus aqui na terra.

 

Existem tipos diferentes de dons espirituais, mas é um só e o mesmo Espírito quem dá esses dons. Existem maneiras diferentes de servir, mas o Senhor que servimos é o mesmo. 6 Há diferentes habilidades para realizar o trabalho, mas é o mesmo Deus quem dá a cada um a habilidade para fazê-lo. Para o bem de todos, Deus dá a cada um alguma prova da presença do Espírito Santo. Para uma pessoa o Espírito dá a mensagem de sabedoria e para outra o mesmo Espírito dá a mensagem de conhecimento. Para uma pessoa o mesmo Espírito dá fé e para outra dá o poder de curar. Uma pessoa recebe do Espírito poder para fazer milagres, e outra recebe o dom de anunciar a mensagem de Deus. Ainda outra pessoa recebe a capacidade para saber a diferença entre os dons que vêm do Espírito e os que não vêm dele. Para uma pessoa o Espírito dá a capacidade de falar em línguas estranhas e para outra ele dá a capacidade de interpretar o que essas línguas querem dizer. Porém é um só e o mesmo Espírito quem faz tudo isso. Ele dá um dom diferente para cada pessoa, conforme ele quer.

Cristo é como um corpo, o qual tem muitas partes. E todas as partes, mesmo sendo muitas, formam um só corpo. Assim, também, todos nós, judeus e não judeus, escravos e livres, fomos batizados pelo mesmo Espírito para formar um só corpo. E a todos nós foi dado de beber do mesmo Espírito. Pois o corpo não é feito de uma só parte, mas de muitas. (1Coríntios 12.4-14)

O Espírito Santo traz tudo o que é bom para a sua vida. Ele faz o caráter de Deus crescer em você e faz com que você faça boas obras para a glória de Deus e para a bênção do seu povo. 

 

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. (Gálatas 5.22-25)

 

O Espírito Santo guia você para que viva uma nova vida. Você não é mais um escravo do pecado e da escuridão. Pelo contrário, você pertence a Cristo e é, nele, uma nova criação. 

 

Vocês, porém, não vivem como manda a natureza humana, mas como o Espírito de Deus quer, se é que o Espírito de Deus vive realmente em vocês. Quem não tem o Espírito de Cristo não pertence a ele. (Romanos 8.9)

 

Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo. (2Coríntios 5.17)

 

O Espírito Santo ora por você de uma maneira tão profunda que vai além do nosso entendimento. Se você é tomado por problemas e dor e não consegue pensar em palavras para expressar as suas necessidades a Deus, o Espírito Santo entende esses sentimentos profundos e os eleva diante de Deus por você.

 

Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor. E Deus, que vê o que está dentro do coração, sabe qual é o pensamento do Espírito. Porque o Espírito pede em favor do povo de Deus e pede de acordo com a vontade de Deus. (Romanos 8.26-27)

 

O Espírito Santo dá a você as palavras adequadas quando você compartilha as Boas Novas da salvação em Jesus Cristo e quando você é perseguido por causa da sua fé.

 

Quando levarem vocês para serem julgados nas sinagogas ou diante dos governadores e autoridades, não fiquem preocupados, pensando como vão se defender ou o que vão dizer. Pois naquela hora o Espírito Santo lhes ensinará o que devem dizer. (Lucas 12.11-12)

 

Quando terminaram de fazer essa oração, o lugar onde estavam reunidos tremeu. Então todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a anunciar corajosamente a palavra de Deus. (Atos 4.31)

Para pensar

  • Quais são alguns dos talentos e habilidades que Deus deu a você? 

  • Como eles se encaixam no trabalho da sua congregação ou igreja? 

  • Muitos cristãos pensam que devem achar forças e motivação dentro de si mesmos para mudar a vida deles pela causa de Cristo. Como o conhecimento de que é o próprio Espírito Santo quem muda você e fornece toda a força e motivação que você precisa para viver para Deus traz alívio a você? 

6.8 Qual é o valor das boas obras?

 

Quando o Espírito Santo age na sua vida, ele faz com que todas as coisas que você faz glorifiquem a Deus. Além dos seus atos de bondade e de serviço, a sua rotina normal do dia a dia traz glória a Deus. Essas boas obras trazem louvor a Deus e testemunham do amor dele. No entanto, as boas obras não nos fazem merecer a graça de Deus. Ele concede a sua graça como um presente.

 

Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. (1Coríntios 10.31)

 

Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu. (Mateus 5.16)

6.9 Alguém é capaz de viver uma vida santificada perfeitamente? 

Somente Jesus viveu uma vida perfeita. Não importa o quão bom sejamos, nós estamos manchados pelo pecado em nossos pensamentos, em nossas palavras e ações. Deus não que pequemos mais achando que, por pecarmos mais, vamos receber mais graça. Ele nos chama para vivermos em serviço a ele e testemunhando da bondade e do amor dele. 

 

Não há uma só pessoa que faça o que é certo. (Romanos 3.10)

6.10 Como você sabe que o Espírito Santo está realmente agindo? 

 

Você sabe que o Espírito Santo está realmente agindo porque ele sempre nos conduz a Jesus como verdadeiro Deus e Salvador. O teste definitivo da presença do Espírito é verificar se o que está acontecendo está ou não apontando para Jesus Cristo.  

 

Nisto vocês reconhecem o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus. (1João 4.2)

 

Deus quer verdadeiramente que a sua vida esteja unida a ele hoje e sempre. Ele demonstra isso enviando o seu Filho, e certifica isso enviando o Espírito Santo para viver com você. Ele não vai tirar o Espírito Santo de você por um capricho dele, impulsivamente ao levar você a confessar os seus pecados a Deus diariamente e pedir o perdão por meio de Cristo, o próprio Espírito faz com que você confie que ele sempre estará na sua vida.  

 

Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. Não me lances fora da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário. (Salmo 51.10-12)

Para pensar

  • Por que é importante lembrar que o Espírito Santo fortalece a sua fé, que ele leva você ao arrependimento e que nunca deixa você aos seus próprios cuidados?

 

Aprofundando

6.11 Quais são as bênçãos que o Espírito Santo dá a você? 

 

A presença do Espírito Santo na sua vida lhe dá esperança eterna. Essa esperança é firmada no sacrifício amoroso de Deus em Jesus por você. É uma esperança que permanece, mesmo quando você enfrenta provações, dificuldades, dúvidas e incertezas. O Espírito Santo enche você com a esperança certa de que Deus salvou você, que Deus cuida de você e que ele caminha com você em cada dia da sua vida.

 

Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu. (Romanos 5.5)

 

Que Deus, que nos dá essa esperança, encha vocês de alegria e de paz, por meio da fé que vocês têm nele, a fim de que a esperança de vocês aumente pelo poder do Espírito Santo! (Romanos 15.13)

 

Quando nós usamos a palavra “esperança”, nós normalmente o fazemos com uma dose de incerteza sobre o que estamos esperando: “Eu espero que não chova neste final de semana”. No entanto, a Bíblia usa o termo “esperança” de maneira diferente. Quando as coisas que esperamos são promessas garantidas de Deus, elas são certas. Nós simplesmente esperamos o tempo quando Deus as cumprirá. 

Para pensar

  • Quando a incerteza é removida das promessas de Deus, como isso nos dá paciência enquanto esperamos que nossas esperanças sejam concretizadas? 

  • Como essa esperança nos sustém durante provações, tempos difíceis e até quando a nossa morte se aproxima?

bottom of page