top of page

Jesus

11. Fim dos tempos

O que acontecerá quando este mundo chegar ao fim? Naquele dia, Jesus retornará em seu poder e glória. O céu e a terra serão destruídos, e um novo céu e nova terra, onde a justiça habita, serão criados: o jardim do Éden, versão 2.

Recursos "11. Fim dos tempos"

Guia de Estudos Online

11. Fim dos tempos

Depois de ter dito isso, Jesus foi levado para o céu diante deles. Então uma nuvem o cobriu, e eles não puderam vê-lo mais. Eles ainda estavam olhando firme para o céu enquanto Jesus subia, quando dois homens vestidos de branco apareceram perto deles e disseram:

— Homens da Galileia, por que vocês estão aí olhando para o céu? Esse Jesus que estava com vocês e que foi levado para o céu voltará do mesmo modo que vocês o viram subir. (Atos 1.9-11)

 

Você já se perguntou sobre como será estar vivo quando Jesus voltar e este mundo chegar ao fim? Todo mundo parece ter algum pensamento, ideia ou teoria sobre o fim do mundo. Até existem grupos que corajosamente afirmam prever com exatidão quando o fim do mundo vai ocorrer, o que tem se repetido múltiplas vezes durante toda a história! Nós podemos ter certeza quanto a uma coisa: seja qual for a previsão, ela está errada!

 

E Jesus terminou, dizendo: — Mas ninguém sabe nem o dia nem a hora em que tudo isso vai acontecer, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai. (Marcos 13.32)   

 

Então, o que é possível saber sobre o retorno de Jesus? 

11.1 O que a Bíblia diz sobre a segunda vinda de Jesus?

 

Muitas coisas, na verdade! Para começar, nós sabemos que Jesus retornará de maneira similar à sua partida. Ou seja, que todos o verão e saberão instantaneamente do seu retorno. E a nós é pedido que estejamos preparados para enfrentar ensinos falsos conforme o fim do mundo se aproxima.

 

(Jesus disse:) Porque aparecerão falsos profetas e falsos messias, que farão milagres e maravilhas para enganar, se possível, até o povo escolhido de Deus. Prestem atenção! Eu estou lhes dizendo tudo isso, antes que aconteça. Jesus disse: — Depois daqueles dias de sofrimento, o sol ficará escuro, e a lua não brilhará mais. As estrelas cairão do céu, e os poderes do espaço serão abalados. Então o Filho do Homem aparecerá descendo nas nuvens, com grande poder e glória. Ele mandará os anjos aos quatro cantos da terra e reunirá os escolhidos de Deus de um lado do mundo até o outro. (Marcos 13.22-27)

Para pensar

  • Tendo em vista os falsos profetas e falsos messias sobre os quais Deus nos alerta, por que é mais importante do que nunca participar do culto regularmente e ser ativo no estudo da Bíblia e nas orações?

11.2 O que Jesus vai fazer quando ele voltar?

 

A Bíblia ensina que quando Jesus voltar ele fará uma porção de coisas.

 

1. Ele trará os mortos de volta à vida:

 

Porque haverá o grito de comando, e a voz do arcanjo, e o som da trombeta de Deus, e então o próprio Senhor descerá do céu. Aqueles que morreram crendo em Cristo ressuscitarão primeiro. (1Tessalonicenses 4.16)

 

2. Ele irá julgar todas as pessoas:

 

Porque todos nós temos de nos apresentar diante de Cristo para sermos julgados por ele. E cada um vai receber o que merece, de acordo com o que fez de bom ou de mau na sua vida aqui na terra. (2Coríntios 5.10)

 

3. Ele dará um fim a este mundo cheio de problemas e criará um novo céu e uma nova terra que serão perfeitos:

 

Porém Deus prometeu, e nós estamos esperando um novo céu e uma nova terra, onde tudo será feito de acordo com a vontade dele. (2Pedro 3.13)

Para pensar

  • Conversem sobre o consolo que nós encontramos nas promessas de Deus de que, por toda a eternidade, nós estaremos reunidos com as pessoas a quem amamos e morreram estando na fé.

  • Quais problemas do presente você espera ansiosamente ver Jesus remover da sua vida quando ele voltar?

11.3 Quando Jesus voltar o que acontecerá aos que creem?

 

Quando Jesus voltar, ele irá curar e transformar instantaneamente os corpos de os cristãos e os fará imortais. Ele reunirá o espírito daqueles que já morreram estando na fé aos seus corpos ressuscitados, perfeitos. Nós desfrutaremos de paz e felicidade num bem-estar que jamais acaba, vivendo com Deus. 

 

Mas nós somos cidadãos do céu e estamos esperando ansiosamente o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que virá de lá. Ele transformará o nosso corpo fraco e mortal e fará com que fique igual ao seu próprio corpo glorioso, usando para isso o mesmo poder que ele tem para dominar todas as coisas. (Filipenses 3.20-21) 

Para pensar

  • Por que esse futuro prometido é muito melhor do que viver para sempre neste mundo?

 

Aprofundando

11.4 O que exatamente acontece quando alguém que crê morre?

 

Um das passagens mais famosas da Escritura sobre esse tópico é aquela em que o ladrão na cruz, ao lado de Jesus, confessou a sua culpa e orou: 

 

“Jesus, lembre de mim quando o senhor vier como Rei!” Jesus respondeu: “Eu afirmo a você que isto é verdade: hoje você estará comigo no paraíso” (Lucas 23.42-43).

 

Por meio dessa promessa, Jesus revelou que a nossa alma estará instantaneamente com ele no momento em que morrermos. Essa verdade é uma alegria eterna que não devemos esquecer jamais.

 

Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó Senhor Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges. Preparas um banquete para mim, onde os meus inimigos me podem ver. Tu me recebes como convidado de honra e enches o meu copo até derramar. Certamente a tua bondade e o teu amor ficarão comigo enquanto eu viver. E na tua casa, ó Senhor, morarei todos os dias da minha vida. (Salmo 23.4-6)

Para pensar

  • Que consolo especial a promessa de Jesus a um criminoso, que chegou à fé momentos antes da sua morte, oferece a alguém que está sofrendo devido à culpa por causa da maneira como essa pessoa viveu?

Aprofundando

11.5 Toda essa conversa sobre o fim do mundo e o julgamento futuro soa assustadora. Eu deveria ter medo?

 

Em Cristo, não há o que temer. Se você lamenta pelos seus pecados e confia no perdão de Deus por causa do sacrifício de Jesus Cristo, não há necessidade para temer o fim do mundo. Esse dia será um dia de muita alegria porque o nosso salvador Jesus voltará para restaurar a criação e todos os que creem.

 

Jesus terminou, dizendo:

— Quando o Filho do Homem vier como Rei, com todos os anjos, ele se sentará no seu trono real. Todos os povos da terra se reunirão diante dele, e ele separará as pessoas umas das outras, assim como o pastor separa as ovelhas das cabras. Ele porá os bons à sua direita e os outros, à esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: “Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo. (Mateus 25.31-34) 

 

Pela fé em Jesus não há nada a perder e temos tudo a ganhar com o retorno de Cristo no fim dos tempos. É por isso que os cristãos dizem de vez em quando algo como “Senhor, vem depressa!” Ele dará um fim a toda a dor, ao sofrimento e ao pecado que temos de aguentar neste mundo. E isso abre o caminho para uma vida eterna com Deus, em eterna justiça, inocência e bem-aventurança.

Aprofundando

11.6 O que acontecerá com as pessoas que não acreditam em Jesus Cristo como Salvador?

 

Aqueles que rejeitam Cristo receberão a punição eterna no inferno. É por isso que os cristãos estão tão decididos a compartilhar a Boa Notícia de Jesus: para que as pessoas conheçam a obra de amor de Jesus por todos. Afinal, Deus, o nosso Salvador, “quer que todos sejam salvos e venham a conhecer a verdade” (1Timóteo 2.4).

 

Depois ele (o Rei) dirá aos que estiverem à sua esquerda: “Afastem-se de mim, vocês que estão debaixo da maldição de Deus! Vão para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos! (Mateus 25.41)

 

A morte corporal é resultado do pecado. Na morte de um descrente, o seu espírito deixa o seu corpo e sofre a dor e o tormento eternos do inferno, enquanto aguarda o retorno de Jesus no Dia do Julgamento, quando o corpo será ressuscitado e unido novamente à alma para sofrer no inferno para sempre.

 

Muitos dos que já tiverem morrido viverão de novo: uns terão a vida eterna, e outros sofrerão o castigo eterno e a desgraça eterna. (Daniel 12.2)

 

Pode ser difícil aceitar que um Deus de amor puniria as suas criaturas de modo tão horrível. Mas a Bíblia é absolutamente direta quanto a isso; ela não deixa dúvidas ou alguma ideia ilusória. Deus é absolutamente santo e justo. Ele demonstrou a sua graça e o seu amor ao providenciar um Salvador. Mas quando uma pessoa por quem Cristo morreu rejeita o caminho da salvação, então Deus, de modo justo, condena a pessoa à punição eterna do inferno.

 

Quem desobedece à lei de Moisés é condenado sem dó à morte, se for julgado culpado depois de ouvido o testemunho de duas pessoas, pelo menos. Então, o que será que vai acontecer com os que desprezam o Filho de Deus e consideram como coisa sem valor o sangue da aliança de Deus, que os purificou? E o que acontecerá com quem insulta o Espírito do Deus, que o ama? Imaginem como será pior ainda o castigo que essa pessoa vai merecer! Pois sabemos quem foi que disse: “Eu me vingarei, eu acertarei contas com eles.” E quem também disse: “O Senhor julgará o seu povo.” Que coisa terrível é cair nas mãos do Deus vivo! (Hebreus 10.28-31)

Para pensar

  • A tentação de ignorar a advertência de Deus sobre o inferno é bem similar ao primeiro pecado da humanidade. Deus advertiu Adão sobre comer a fruta proibida: “Não coma a fruta dessa árvore; pois, no dia em que você a comer, certamente morrerá” (Gênesis 2.17). Satanás contradisse a advertência de Deus diretamente: “Vocês não morrerão coisa nenhuma!” (Gênesis 3.4). Eva acreditou em Satanás, e a morte tem afligido a humanidade desde então. Qual é a semelhança entre “vocês não morrerão coisa nenhuma” e “o inferno não existe”?

Aprofundando

11.7 Quando o meu destino eterno é decidido? 

 

Depois da morte não há qualquer oportunidade de mudar a condição de alguém, ou de se conseguir uma segunda chance, ou de receber qualquer oferta de graça e perdão. Para os mortos ressuscitados, o Julgamento Final é simplesmente o grand finale deste mundo presente. O destino eterno deles já foi anunciado individualmente no momento da morte deles. No Julgamento Final aquela sentença será confirmada publicamente e estendida ao corpo ressuscitado também. Aquele que continua na fé até o fim não tem qualquer coisa a temer quanto à sua alma depois da morte, nem quanto ao corpo nem quanto à alma no Dia do Julgamento. 

 

(Jesus disse:) Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. (Marcos 16.16)  

Para pensar

  • De que maneira a determinação do nosso destino eterno no momento da nossa morte realça a importância de nos agarrarmos ao perdão de Deus em Jesus Cristo agora, ao invés de esperar para fazer isso numa data futura? 

11.8 Então, se eu confiar em Jesus, meu corpo realmente vai ressuscitar do túmulo? 

 

Sim! Nós repetimos esta promessa de Deus a cada culto por meio de uma das declarações de fé antigas (os credos). Essa é a razão também pela qual Jesus é muitas vezes chamado de “o Primogênito dos mortos” (Apocalipse 1.5). A verdade é que todas as pessoas vão ressuscitar dos mortos, crentes e descrentes, da mesma forma. Os crentes serão recebidos na alegria do céu, mas o futuro para o descrente ressuscitado é o oposto.

 

(Jesus disse:) Não fiquem admirados por causa disso, pois está chegando a hora em que todos os mortos ouvirão a voz do Filho do Homem e sairão das suas sepulturas. Aqueles que fizeram o bem vão ressuscitar e viver, e aqueles que fizeram o mal vão ressuscitar e ser condenados. (João 5.28-29)

 

Mas nós somos cidadãos do céu e estamos esperando ansiosamente o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que virá de lá. Ele transformará o nosso corpo fraco e mortal e fará com que fique igual ao seu próprio corpo glorioso, usando para isso o mesmo poder que ele tem para dominar todas as coisas. (Filipenses 3.20-21)

 

Escutem bem este segredo: nem todos vamos morrer, mas todos nós vamos ser transformados, num instante, num abrir e fechar de olhos, quando tocar a última trombeta. Ela tocará, os mortos serão ressuscitados como seres imortais, e todos nós seremos transformados. 

(1Coríntios 15.51-52)

 

Muitos dos que já tiverem morrido viverão de novo: uns terão a vida eterna, e outros sofrerão o castigo eterno e a desgraça eterna. (Daniel 12.2)

11.9 Eu terei um corpo no céu?

 

O livro de Gênesis descreve o jardim do Éden como um lugar onde Adão e Eva caminhavam e conversavam na presença de Deus, em um mundo físico. A Bíblia descreve o novo céu e a nova terra de maneira bem parecida com esse lugar: um lugar físico glorioso onde nós viveremos com nosso corpo ressuscitado. 

 

Mas alguém dirá: “Como é que os mortos ressuscitam? E com que corpo virão?” Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder. (1Coríntios 15.35, 42-43).

 

Deus descreve este mundo perfeito, no qual nós viveremos para sempre, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento: 

 

“Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passa das, jamais haverá memória delas. Exultem e alegrem-se para sempre no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém alegria e para o seu povo, exultação. Eu me alegrarei por causa de Jerusalém e exultarei no meu povo, e nunca mais se ouvirá nela nem voz de choro nem de clamor. Não haverá mais nela criança que viva somente alguns dias, nem velho que não complete os seus dias. O lobo e o cordeiro pastarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; pó será a comida da serpente. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte”, diz o Senhor. (Isaías 65.17-20, 25)

 

Então vi um novo céu e uma nova terra. O primeiro céu e a primeira terra desapareceram, e o mar sumiu. E vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia do céu. Ela vinha de Deus, enfeitada e preparada, vestida como uma noiva que vai se encontrar com o noivo. Ouvi uma voz forte que vinha do trono, a qual disse: — Agora a morada de Deus está entre os seres humanos! Deus vai morar com eles, e eles serão os povos dele. O próprio Deus estará com eles e será o Deus deles. Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram. Aquele que estava sentado no trono disse: — Agora faço novas todas as coisas! E também me disse: — Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e merecem confiança. (Apocalipse 21.1-5)

Para pensar

  • De que maneira essas passagens bíblicas traçam um contraste entre o mundo presente e o mundo glorioso que Jesus criará quando ele voltar?

  • Quais as coisas que hoje nos causam sofrimento e que desaparecerão para sempre?

 

Aprofundando

11.10 Qual é a melhor maneira de viver até este dia chegar? 

 

Com fé na Palavra de Cristo nós estamos a salvo, independentemente se o mundo terminar amanhã, ou se nós morrermos num acidente de carro hoje à noite. Portanto, como cristãos nós podemos viver numa feliz espera pelas coisas maravilhosas que estão por vir e compartilhar a nossa esperança com tantos quantos nos derem ouvidos.

 

(Jesus disse:) Não tenham medo do que vocês vão sofrer. Escutem! O Diabo vai pôr na prisão alguns de vocês para que sejam provados e sofram durante dez dias. Sejam fiéis, mesmo que tenham de morrer; e, como prêmio da vitória, eu lhes darei a vida. (Apocalipse 2.10)

 

Então ele (Jesus) disse: — Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. (Marcos 16.15-16)

Aprofundando

  • Se você gostaria de aprender mais sobre o livro de Apocalipse, veja o estudo bíblico em vídeo, “Explorando as Coisas Assustadoras do Livro de Apocalipse”, traduzido em português, disponível no Youtube, clicando ou tocando aqui.

bottom of page